Benefícios da banha de porco
1 - Diferente do que a indústria dos óleos vegetais fez questão de disseminar para desencorajar o uso da banha de porco, a gordura saturada que a banha possui não é tão maléfica para o organismo. De qualquer forma, esse alimento não possui apenas gordura saturada pura, mas sim, uma composição balanceada, como afirmam os especialistas. Ou seja, entre os benefícios da banha de porco está o fato de contar com aproximadamente 40% de gordura saturada e 45% de gordura monoinsaturada, além de 12% de gordura poli-insaturada, o que é um equilíbrio positivo para o organismo.
2 - Vale dizer que as monossaturadas são importantes para manter o bom funcionamento do coração. Especialistas lembram que a ocorrência de ataques cardíacos, que se tornou comum na população, coincidiu com o surgimento dos óleos vegetais nos supermercados. Além disso, quando a banha vem de animais criados soltos, em pastos, o alimento é ainda mais vantajoso, porque se torna rico em ômega 3, outra gordura muito benéfica a saúde. Em se tratando de gorduras boas, a banha de porco possui uma grande variedade delas, uma vez que é fonte ainda do chamado colesterol bom, um dos principais combatentes das doenças cardiovasculares.
RECEITAS INCRÍVEIS FÁCEIS E RÁPIDAS PARA FAZER HOJE MESMO
Malefícios da banha de porco
1 - Depois de anos de preconceito com a banha de porco, esse alimento está voltando aos lares para a preparação de refeições em substituição aos óleos vegetais. No entanto, vale dizer que como qualquer outro alimento saudável o seu excesso não é benéfico para a saúde. Muitas pessoas têm o costume de usar gordura em demasia na preparação dos alimentos, sendo que na maioria das vezes isso não é necessário. Desse modo, na medida certa, não existem malefícios ligados à banha de porco.
2 - De qualquer forma, algumas dicas combinam com essa ocasião. Ao cozinhar arroz e massa, por exemplo, não é preciso usar nenhum tipo de gordura para o seu preparo. O mesmo pode ser evitado na hora de cozinhar carnes que já possuam gordura, a qual substitui a necessidade de usar óleos vegetais. No entanto, quem não quer mudar os seus hábitos em favor da saúde pode ao menos reduzir a quantidade de gordura, seja ela animal ou vegetal na hora de preparar os seus alimentos e da sua família.
3 - Além disso, não é apenas a banha de porco que passou por uma fase de descrença e que, hoje em dia, voltou a receber a sua parcela de importância nas refeições. O mesmo já aconteceu com a manteiga e com os ovos. Já na hora de comprar a banha de porco, é preciso optar pelos melhores produtos, já que nem todos que são comercializados são de boa qualidade. É indicado dar preferência àqueles que não foram hidrogenados, branqueados e nem desodorizados, sendo importante buscar ainda pela banha de porco que não recebeu adição de emulsificantes e tampouco de outros produtos químicos.
Receita de Massa Podre com Banha
Aprenda a fazer uma receita de Massa Podre com Banha para você fazer centenas de receitas como por exemplo empadas, tortas, quiches, salgados e empadão. A receita que eu vou te ensinar é extremamente profissional e é usado na alta gastronomia para fazer diversos tipos de salgados, porém quando eu ensino alguma receita com banha os mais jovens sempre criticam e ficam com receio de fazer por achar que é uma gordura ruim ou que o sabor não vai ser legal, mas é aí que eles se enganam pois a banha de porco é um gordura boa, sendo mais salvável que a manteiga. Outra informação que vale muito a pena ressaltar é que a banha de porco é uma grande aliada para quem sofre de diabetes, porque ela ajuda a diminuir os efeitos dessa doença. Mas voltando a receita, agora você já sabe que a banha é super saudável, vamos aprender como fazer massa podre com banha de porco. Essa massa é aquela que derrete na boca e é super gostosa de trabalhar. Massa Podre com Banha.