Também conhecida como horta suspensa, a horta vertical é uma forma de cultivar plantas, ervas e hortaliças longe do chão.
Ela é ideal para casas com pouco espaço ou apartamentos.
É uma forma de você continuar perto da natureza mesmo em ambientes que aparentemente não te permitam isso.
Aprenda fazer sua horta
O primeiro passo na hora de fazer uma horta vertical é definir o local em que ela ficará.
A maior parte das plantas necessita de, no mínimo, três horas diárias de exposição direta ao sol.
O segundo passo é saber que só se rega a horta quando a terra estiver seca.
O excesso de água faz mal à planta.
É importante colocar em sua horta plantas que possuam características parecidas, seja com relação à exposição solar, seja com relação à necessidade de água, entre outras questões que envolvam o cultivo.
Os vasos podem ser de cerâmica, fibra de coco ou plásticos, ou você ainda pode reaproveitar materiais para o plantio, como canos de PVC e garrafas pet.
Não se esqueça do principal que é adubar bem sua horta, independente do tipo de vaso.
O que plantar ?
Se o objetivo for apenas decorar, você pode plantar cactos e flores, por exemplo. Mas sempre é interessante você investir em opções que serão úteis no seu dia-a-dia, como temperos, ervas, hortaliças e alguns legumes.
Algumas opções para plantar na horta vertical são: hortelã, menta, tomilho, coentro, salsinha, cebolinha, orégano, agrião, melissa, manjericão, alecrim, sálvia, alfazema, lavanda, boldo, mirra, tomilho, manjerona, camomila, erva doce, babosa, alface, cereja, tomate, couve, almeirão, pimentão e algumas variedades de pimenta.